Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Chá das 5 - Bolo húmido de limão


Sexta-feira, frio, chuva e uma tarde desocupada resultou na vontade de me enfiar na cozinha e fazer um bolo. 

Nada melhor para aquecer e reconfortar, uma fatia de bolo, um chá e uma manta! Diria que 80% das vezes que faço bolos não sigo receitas, odeio querer fazer qualquer coisa e não ter o que preciso na despensa!

Por isso o bolinho foi feito com o que havia à mão, a base é sempre a mesma, ovos, farinha, açúcar e mais qualquer coisa que os torne sempre diferentes.

Não havia chocolate (o típico chocolate) por isso a alternativa foi fruta, só tinha três opções, limão, tangerinas e maçãs. Então acabei a fazer um bolo de limão com calda de limão e açúcar. 




Para quem precisa de  seguir receitas e quiser a deste bolo aqui fica:

- raspa de 2 limões
- sumo de 2 limões
- 3 ovos
- 2 chávenas açúcar
- 2 chávenas farinha
- 2/3 chávena de óleo
- 1 chávena de leite
- 1 colher chá fermento

calda:
- sumo de 1 limão e açúcar

Só posso dizer que é bater tudo, pôr numa forma untada com manteiga e farinha e forno... Cerca de 45 minutos a 180º, para as leigas no assunto, espetar um palito e quando não sair massa agarrada ao palito o bolo está cozido!

Depois do bolo desenformado levar ao lume o sumo de um limão com duas ou três colheres de sopa de açúcar e deixar ferver alguns minutos. Com colheradas espalhar a calda por cima do bolo.





Um chá verde e aqui está o meu lanche!!

Tenho de referir também, para quem não conhecer, que o prato da 1ª imagem é de uma marca de louça tradicional portuguesa, a Bordallo Pinheiro! 

Porque acho que o que é português e de qualidade é para ser conhecido, quem tiver curiosidade pode espreitar aqui o site deles http://www.bordallopinheiro.pt/ ! 


*****

5 comentários:

ES 728x90