sexta-feira, 27 de março de 2020

Bourjois Healthy Mix


Ultimamente não tenho usado praticamente maquilhagem. Maquilhar-me não me incomoda nada mas se há coisa que odeio é retirar a maquilhagem ao fim do dia e, por muito que use produtos adequados a pele sensível para limpar a pele, não há como não a irritar ligeiramente. Sinto que desde que uso menos a minha pele tem andado bem mais equilibrada.

Já usei várias bases mas há uma que tenho sempre por casa e é uma das minhas favoritas, a Healthy Mix Serum da Bourjois. O primeiro facto que me faz gostar dela é a cor! Muitas das bases do mercado são extremamente rosadas para a minha pele e esta tem a cor perfeita para ser praticamente em imperceptível. Em segundo lugar confere-me hidratação à pele, não me deixando a pele com um ar seco e "esbroado" ao longo do dia. Trata-se de uma base bastante fluída e com um acabamento luminoso e muito natural que é o que me faz gostar tanto dela. No que toca a pele oleosas não sei se não será hidratante demais, já que por vezes, no Verão sinto que me desperta uma ligeira oleosidade na zona T.

Existe uma versão semelhante, a Healthy Mix e tem um acabamento mais seco, a embalagem em vez de ser cilíndrica é quadrangular. A cor que uso é a 53 Beige Clair, em tempos comecei por experimentar a 52 mas era clarinha demais para mim.


Healthy mix

Nas minhas últimas compras precisava de um pó matificante compacto, eu não uso muito pó, apenas o suficiente para matificar a zona T e na zona do corrector para o ajudar a manter no sítio. À semelhante da base, como a minha pele volta e meia tem tendência a seca não consigo usar nada que me resseque demasiado a pele e muitos pós acabam por dar um aspecto horrível e envelhecido à pele.

Como já usava há muito tempo a base da Bourjois, resolvi experimentar o pó da mesma linha, na mesma cor da base Beige Claire, é a cor nº2 e acabei na altura também por pedir o corrector de olheiras que, embora goste, não é o melhor para cobrir as minhas olheiras que são sempre muito marcadas.

A embalagem vem com uma esponjinha dentro mas eu nunca uso estas esponjas, aplico sempre com um pincel de pó. Não tenho muito a dizer sobre o pó, para mim é o suficiente deixar-me a pele com um acabamento natural e nesse aspecto cumpre o requisito.

Healthy mix

Healthy mix


sexta-feira, 20 de março de 2020

Weleda Skin Food Light


Há uns tempos encomendei uns produtos da Weleda, já li tanto sobre a marca e nunca tinha experimentado nada. Antigamente experimentava muitas marcas consideradas mais naturais mas muitas vezes era um flop e acabava a desenvolver alergias por isso acabei por me afastar um bocadinho...

Já falei aqui de um gel de banho dois em um para crianças da Weleda e na altura ainda o tinha usado pouco, acabei por ficar imensamente fã. Quando andava a usá-lo acabei a lavar corpo e cabelo com ele e o resultado era fantástico, o meu cabelo ficava solto, leve e macio, é portanto um produto que estou desejosa por voltar a comprar, talvez experimente noutra fragrância.





Um dos produtos mais badalados da marca é o creme hidratante Skin Food que penso que dá para usar como creme multi-usos, rosto, corpo, mãos e destina-se a peles muito secas. Quando fiz a encomenda o meu intuito era adquirir este creme mas não sei como acabei a encomendar a versão nova, o Skin Food Light.

Ainda assim, o Skin Food Light é também ele se destina a peles secas, prometendo um conforto imediato. É formulado com ingredientes biológicos e contém óleo de girassol para nutrir a pele seca e extractos calmantes de flores como amor-perfeito, camomila e calêndula. 

Usei-o diariamente todos os dias de manhã, sem dispensar o meu sérum para a rosácea da La Roche-Posay por baixo. É um creme levezinho em textura, bastante fluído e fresco e de rápida absorção, ainda assim, manteve-me sempre a pele bastante hidratada. Ele é ligeiramente perfumado, mas é uma fragrância muito natural, cheira ligeiramente a alecrim, faz-me lembrar o Steam Cream que usei em tempos e adorava, embora ache que ele cheirava a alfazema.

Existe disponível em dois tamanhos e eu encomendei o mais pequeno, de 30ml (4.90€), provavelmente numa próxima encomendarei o maior porque gastei-o num instante, embora só o tivesse usado como creme de rosto.





Ingredients
INCI: Water(Aqua), Helianthus Annuus(Sunflower) Seed Oil, Glycerin, Alcohol, Glyceryl Stearate Citrate, Beeswax(Cera Alba), Theobroma Cacao(Cocoa) Seed Butter, Cetearyl Alcohol, Butyrospermum Parkii(Shea) Butter, Limonene*, Viola Tricolor Extract, Rosmarinus Officinalis(Rosemary) Leaf Extract, Chamomilla Recutita (Matricaria) Flower Extract, Calendula Officinalis Flower Extract, Lanolin, Carrageenan, Xanthan Gum, Lactic Acid, Glyceryl Caprylate, Fragrance(Parfum)*, Linalool*, Geraniol*, Citral*. *from natural essential oils


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Compras básicas para um coelho


Se quiserem ter um coelho de estimação há algumas coisas a ter em conta e algumas compras "básicas" que têm de fazer...

Em primeiro lugar têm de pensar se o vosso coelho irá estar o dia todo fechado numa gaiola. O melhor é que não esteja, o ideal seria mesmo nem ter gaiola e ter um espaço em que pudesse estar livre e correr. Ainda não consegui chegar aí... Comecei por comprar uma gaiola, já tinha uma dos coelhos anteriores mas parecia-me pequena, então comprei uma maior. Neste momento, como trabalho em casa, a coelha está a maior parte do tempo solta no escritório, com a porta fechada e dorme na gaiola.

Alguns coelhos odeiam estar nas gaiolas e eles não fazem qualquer tipo de barulho, não ladram, não miam, são a coisa mais silenciosa mas conseguem ser bastante refilões. São peritos em agarrar-se com os dentes às grades das gaiolas e abaná-las todas durante um grande período de tempo sem se cansarem! Também sabem bater as patas traseiras para reclamar, não fosse o coelho do Bambi chamar-se Tambor....

Quanto a gaiolas há várias à venda no mercado, os preços começam por volta dos 30€ e podem ir até aos 200€. Para quem tiver espaços maiores há também umas cercas que se podem comprar com parte debaixo impermeável e uma rede superior para eles não saírem da cerca.  A que comprei custou cerca de 40€ e vinha com esconderijo, prato para a comida, porta feno e bebedouro.Resultado de imagem para voltrega rabbit
Resultado de imagem para cerca coelho


Para beber há duas opções, um bebedouro em biberão ou uma taça. A minha começou por ter um biberão pendurado na gaiola mas bebia tanta água que acabei por substituir por uma taça de cerâmica. Se fizerem a transição de uma coisa para a outra convém ter as duas à disposição para ver de onde eles bebem mais água. A minha a partir do momento que coloquei a taça nunca mais quis saber do biberão. Convém que a taça tenha sempre água fresca e seja de cerâmica e com algum peso, eles são peritos em agarrar nas taças com os dentes e atirar tudo pelo ar.

Resultado de imagem para bebedouro coelho

Em termos de comida, os coelhos devem ter sempre feno disponível, há várias opções de fenos diferentes, ração duas vezes ao dia em quantidade limitada e vegetais e fruta a partir dos 4/6meses. Na internet há listas de vegetais seguros para os coelhos uma vez que eles não podem comer de tudo. Frutas e cenouras são como chocolate para nós, são para dar apenas de vez em quando. Deve-se incluir na alimentação também algumas ervas e flores. A ração deve ser em pellets simples, sem qualquer tipo de vegetais secos à mistura. Existem no mercado disponíveis rações baby, junior (até aos seis meses), adulto e sénior.

Para o feno, há uns porta fenos que mantêm o feno na lateral da gaiola e eles vão puxando à medida que querem comer, ou é assim que se espera. Já tive o porta feno, já tirei o porta feno. O mais fácil para ela e para mim para limpar é ter um tabuleiro com metade de feno, metade de absorvente. Eu gostava de os ter separados mas o que acontecia é que ela puxava-lo todo para dentro da gaiola e fazia xixi sempre em cima do feno. Como o feno não absorve, acabava com a gaiola cheia de xixi e as patas todas molhadas. Ultimamente já não tem feito nada em cima do feno mas continua, para mim, a ser a solução mais prática, até porque enquanto eles comem fazem muitos cócós, assim já está sempre com o rabito no sítio certo durante a refeição! 




  

Na minha gaiola comecei por ter feno espalhado por toda a gaiola com absorvente por baixo. Fazer isto torna complicada a tarefa de limpar, principalmente se limparem diariamente como eu. Se não quiserem ter cheiros em casa, têm de limpar quanto muito dia sim dia não. Os coelhos são mestres a fazer cócó e é bom que o façam, caso contrário significa que o mais provável é estarem doentes.

Cada coelho é um coelho e o mais fácil é com o tempo ir percebendo como é que o coelho se adapta melhor.

Para as necessidades do coelho vão necessitar de ter um absorvente, no mercado existem vários diferentes e a variados preços, o mais barato são as lascas de madeira, um pacote de 1kg custa cerca de 2,50€. Foi o que comecei por comprar por causa do preço mas foi uma grande asneira, é difícil de retirar do pacote, salta o pó para todo o lado, suja-se imenso o chão, para mim que tenho alergias era horrível e além de fazer mal aos coelhos porque também respiram o pó do serrim, agarra-se tudo ao pêlo deles e, principalmente, se pretendem que o coelho saia da gaiola/ande solto não é nada prático porque trazem agarrado ao pêlo e espalham por todo o lado. Há pellets de madeira, de milho, eu compro-as de papel, no Continente um saco de 10kg que custa quase 10€. O único sítio onde encontrei mais barato foi online.

Onde colocar o absorvente? Em primeiro lugar têm de perceber que os coelhos têm algumas particularidades, uma delas é que fazem xixi, sempre, nos cantos!!! Basicamente eles viram-se de rabo para onde vão fazer xixi, levantam a caudinha e fazem um jacto. Para manterem tudo minimamente asseado é importante ensinar os coelhos a fazer xixi num sanitário deles! No mercado também há várias opções, tabuleiros, de canto, com grade, sem grade. Comecei por ter um tabuleiro que era dos meus gatos mas que com os gatos não funcionava porque eles tapam as necessidades e atiram a areia toda pelo ar. Ainda assim, o tabuleiro tem uma borda alta o suficiente para o coelho e não demasiado alta de forma a que ela possa entrar e sair confortavelmente.

Acabei por comprar um de canto para ocupar menos espaço na gaiola mas tive de trocar porque a coelha faz menos chafurdice se tiver o absorvente e o feno, tudo no mesmo sítio. 

Todos os dias tiro o tabuleiro, despejo tudo para o saco do lixo, ponho umas folhas de papel de cozinha por baixo para facilitar a limpeza e de vez em quando lavo o tabuleiro com água e detergente.




No fundo da gaiola convém ter sempre algo para eles não estarem em contacto com o plástico, há quem coloque feno na gaiola toda, eu já expliquei que não punha e o porquê. Inicialmente tinha uns polares que lavava todos os dias à mão de manhã, enquanto ela não aprendia a fazer xixi na caixinha, desde que ela anda comportada, coloquei um tapete do ikea de wc que me custou 1,50€, tem antiderrapante por baixo por isso não se desloca na gaiola e é fofinho por cima. Quando há feno espalhado tiro-o e sacudo ou aspiro. Volta e meia há que o lavar obviamente. Coloco ainda uma toalha por cima...

Quanto ao sítio para ela dormir, volta e meia ela gosta mesmo é de dormir no sanitário. Inicialmente pus-lhe um cestinho de verga com polares mas passado uns tempos começou a fazer-lhe xixi e insistia naquilo todos os dias, até que desisti de andar a lavar o cesto e a secar com o secador de cabelo... Comprei a gaiola com o esconderijo por causa disso, para ver se ela dormia em baixo mas ela insistia também em fazer xixi lá dentro  e todos os dias tinha de desmontar a gaiola toda para limpar. Um dia aqui nas arrumações, íamos deitar fora uns cestos do pão antigo, em tecido, olhei para aquilo e achei que dava para fazer uma cama suspensa e experimentei.... ela adorou e passou a dormir sempre no "cestinho do pão". Foi uma forma de ela deixar de fazer xixi na cama e rentabilizar o espaço da gaiola porque libertava espaço para ela andar em baixo.

Ela começou a crescer e aquilo começou a ficar pequeno por isso comprei um baloiço que se vendem nas lojas de animais, não para coelhos mas para furões.

Na semana passada acabei por lhe comprar uma caminha com pêlo, almofadada mas ela não parece gostar muito daquilo, ainda não consegui apanhá-la a dormir lá e já me fez xixi nela duas vezes. Vá-se lá saber o que o animal tem contra camas!!!






Brinquedos, eles adoram brinquedos, principalmente se forem de madeira para morder ou de papel. A minha gosta de coisas de encaixar e desencaixar, bolas, paus e rolos de papel higiénico e de cozinha! 

Podem encher os rolos velhos de papel higiénico vazios com feno por exemplo que eles divertem-se a tirá-lo de lá de dentro. Tudo o que eles possam agarrar com os dentes e atirar ao ar é uma maravilha. É preciso ter cuidado que as madeiras não tenham vernizes nem colas e nem todas as madeiras são seguras, algumas são tóxicas para os coelhos mas nada como pesquisar esses pormenores online....

Uma boa adaptação é dar-lhes brinquedos de bébe. Também adoram correr e passar em sítios apertadinhos, portanto adoram túneis.



Tal como os cães e gatos é preciso cortar as unhas e escová-los. Os gatos vomitam as bolas de pêlo, ao passo que os coelhos não o fazem, correndo o risco de ficarem com o pêlo que lambem preso no sistema digestivo, pelo que é importante mantê-los com o menos pêlo solto e velho possível.

E é isto, as dicas para principiantes com coelhos em casa... Alguma coisa é só perguntar! 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Ter um coelho como animal de estimação


Algumas pessoas têm visto o meu instagram e têm-me perguntado como é ter um coelho como animal de estimação. Bem, certamente não é o mesmo que ter um gato, embora se assemelhe a um mas com uns dentes mais afiados e prontos a roer tudo mas também não é bem o mesmo que ter um canário que passa o dia dentro de uma gaiola....

Diria que ter um coelho requer menos tempo do que ter um cão, porque não é preciso levar à rua mas requer mais atenção e cuidado do que um gato, se quisermos ter um animal feliz!







É o terceiro coelho que tenho, antigamente era a minha mãe que tratava dos outros e em tempos idos em que não havia o sr. google nem grupos de facebook à disposição.

Muita gente pensa, tal como eu pensava, que um coelho só se pode ter dentro de uma gaiola por causa do xixi mas desenganem-se, é possível educar um coelho a ir ao "sanitário" tal como se faz com os gatos, embora dê mais trabalho e requeira alguma dedicação, ao passo que os gatos parece que já vêm instintivamente ensinados, pelo menos com os meus nunca tive problemas...

Nas lojas físicas de animais há alguma oferta de produtos para coelhos mas não muito variada nem de muita qualidade. Nas primeiras semanas acabei a comprar imensas coisas que se revelaram inúteis e neste momento percebo que vou inclusive ter de trocar de ração e de feno.

Os coelhos são bem espertos e têm personalidades bem diferentes, aconselho a quem quiser e o for comprar numa loja de animais a perder algum tempo a observar o animal e tentar perceber a personalidade dele. 

A nossa actual coelha, a Mel, é uma coelha toy (refere-se ao tamanho, como um anão mas supostamente mais pequeno) da raça arlequin gold. Neste momento pesa 900g, veio com 240g, e espera-se que vá até ao 1.200kg. Quando a trouxemos havia uma vasta oferta de coelhos na loja, para aliciar as criancinhas antes do Natal mas, na verdade, ela não seria a minha primeira opção em termos de gosto, mas foi ela que nos escolheu a nós e não nós a ela. Sempre que íamos à loja ela punha-se em pé e ficava a olhar atentamente, sempre em pé, como uma suricata, no seu tamanho minúsculo que cabia na palma da mão! Os coelhos diferem muito em personalidade, já vi muita gente a dizer que tem coelhos muito afectuosos, que adoram atenção e colo, já vi pessoas dizerem que nem sequer conseguem pôr a mão no coelho...






Se comprarem um coelho, certifiquem-se de que tem as vacinas e desparasitação feitas. Lembrem-se também que os machos crescem menos do que as fêmeas, ao contrário do que eu inicialmente pensei. 

Não se deixem enganar por coelhos anões, regra geral de anões nada têm a não ser quando comparados com coelhos domésticos que crescem imenso. Acabei por trazer esta porque tinha um boletim com o peso dos progenitores.

Ela está cá desde dia 1 de Dezembro, portanto há mês e meio e faz precisamente hoje quatro meses. Só recentemente se habituou totalmente à caixinha do xixi, embora ainda faça uns deslizes volta e meia.

Os coelhos precisam de muita atenção, gostam muito de brincar, passam o dia a comer e nas suas refeições estão incluídos o feno, a ração e vegetais (a partir dos 4/6 meses). O pior de tudo é que trata-se de um roedor e estão sempre prontos a dar ao dente, em qualquer lado... são especialistas a ratar tecidos, madeiras e cabos de electricidade.






quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Weleda Kids 2in1 Shower & Shampoo Menta fresca


Com isto das obras fico tudo tão guardado que à mão só estavam sempre disponíveis as coisas básicas de higiene, o meu sérum para a rosácea e um hidratante de rosto. Hoje venho falar-vos de um produto que comprei no verão passado para levar de férias, usei-o mas como não chegou a acabar foi parar ao caixote das arrumações e só agora o voltei a tirar porque o gel de banho que tinha a uso acabou.

Não usei muitos produtos da Weleda, sempre tive curiosidade com a marca, no ano passado encomendei um desodorizante que se extraviou pelo caminho e depois acabei a pedir este gel de banho e um hidratante de rosto que também estou a usar no momento.

Como ia de férias e adoro o cheiro fresco a menta pedi este produto de criança dois em um, shampoo e gel de banho, uma vez que nem tenho grandes necessidades com o cabelo, salvo em alturas em que a pele do couro cabeludo pede algo específico o que costuma acontecer mais na altura do Inverno.





Esta linha de géis de banho promete lavar e hidratar a pele, com óleo de sésamo e fragrâncias naturais. Existe disponível nas versões Lively Lime, Happy Orange e Mighty Mint. As embalagens são muito engraçadas, cada uma das versões com o desenho de animal bebé a nadar.

Estes produtos dois em um são bastante práticos não só para quem tem crianças mas para levar de viagem e até para o dia a dia para quem não tiver necessidades específicas com a pele e/ou o cabelo.

Este gel é bastante agradável na pele, não faz muita espuma mas é o suficiente para espalhar o produto e é bastante cremoso. Consigo lavar perfeitamente o cabelo com ele, deixando-o bem lavado, sem o sentir demasiado seco ou com a sensação de ter ficado mal lavado.

Embora ele prometa um cheiro a menta, no banho sente-se também uma fragrância a citronela, a mim não me incomoda nada, acho que é uma fragrância natural e bastante agradável, para mim que estou habituada a mexer em plantas com o mesmo cheiro. Para algumas pessoas poderá lembrar um pouco os produtos repelentes de mosquitos. De qualquer das formas, não é uma fragrância muito forte e que permaneça muito tempo na pele.

A embalagem contém 150ml e custa aproximadamente 5€. Nas minhas fotografias a embalagem está com um bocadinho de mau aspecto porque tinha um autocolante com a tradução para português que arranquei e depois ficou cheio de pêlos de malha colados...

Ingredients:
INCI: 
Water (Aqua)
, 
SesamumIndicum(Sesame) SeedOil
, 
Glycerin
, 
Coco-Glucoside
, 
Alcohol
, 
DisodiumCocoylGlutamate
, 
Carrageenan
, 
Fragrance (Parfum)*
, 
MenthaViridis (Spearmint) LeafOil
, 
Calendula OfficinalisFlower Extract
, 
XanthanGum
, 
LacticAcid
, 
Sodium CocoylGlutamate
, 
Limonene*
, 
Linalool*
, 
Citronellol*
, 
Geraniol*
. *fromnaturalessential oils