Hoje sai um post que não me é costume fazer, não gosto de levantar ondas, intrigas e muito menos tornar o meu blog num blog de cuscuvilhice, embora já tenha percebido, que como em tudo neste país, quem tem este tipo de conteúdos reina e faz sucesso no mundo da blogosfera. Fiz até hoje, este tipo de post uma vez e, até hoje não paro de receber críticas por uma situação real, pela qual passei! Há certas pessoas que devem achar que toda a gente não tem mais nada do que fazer do que criar situações hipotéticas e relatá-las publicamente!!!
Para que nada fique por esclarecer, antes de resolver escrever aqui, dei conhecimento do meu descontentamento a quem devido!
Em segundo lugar, é um post para quem tiver paciência para ler e lhe interessar o meu ponto de vista, embora também saiba que a grande maioria prefere ver vídeos a ler (por certos tipos de comentários que recebo de que os meus posts têm muito texto e as pessoas acabam por se desinteressar). Cá eu, prefiro ler e ver imagens a ver vídeos. Sou pouco paciente no que concerne a vídeos na blogosfera, é rara a vez que não passo à frente. Hoje, será única e exclusivamente texto, sem imagens nem floreados pelo meio a ilustrar seja o que for.
Em terceiro lugar, detesto fazer publicidade a quem não merece mas, fui convidada para um evento que procurava juntar as bloggers deste país e promover as marcas envolvidas e, como gosto de retribuir o que me dão, assim será, deixarei a minha opinião (a seu tempo também darei a devida atenção às marcas que assim o merecem).
Para quem não sabe, este fim-de-semana decorreu a Expocosmética, uma feira de Cosmética na Exponor aqui no Porto, na qual resolveram fazer um evento de bloggers, que traria e juntaria muitas das bloggers espalhadas pelo país. Começo por louvar a iniciativa, era uma ideia bem engraçada se tivesse o mínimo de organização e se todas fossem tratadas de igual forma, uma vez que só tive e tenho conhecimento de um evento de bloggers e não de um de bloggers VIP, um de bloggers normais e outro de bloggers curriqueiras.... Tal como na entrada e nas publicidades se podia ler, existia um "Blogger's Event" em que todas entravam pelo mesmo sítio, com os mesmos convites, com os mesmos bilhetes e para o mesmo espaço... Este convite foi-me feito após ter solicitado para o e-mail da Exponor uma entrada para a Expocosmética como profissional da área.
Esperava um convívio animado, uma interacção com pessoas novas e, possivelmente, apresentação a marcas que desconhecia, que pudessem contribuir para o crescimento do blog com algo construtivo.
Começando pelo princípio, cheguei ao recinto, por coincidência encontrei-me com algumas bloggers que já conhecia e, resolvemos entrar juntas porque, até lá ninguém sabia o que se ia passar, onde seria, onde nos tínhamos que dirigir... Basicamente, não sabíamos de nada além de que tínhamos em posse um convite que nos tinha sido endereçado via correio com alguns bilhetes para sortear nos blogs!
Chegadas aos torniquetes de entrada, por onde entrava toda a gente, nos quais é preciso passar um bilhete com código de barras, os seguranças disseram-nos que não podíamos entrar, que teríamos de trocar algures o convite por um bilhete para entrar. Depois de alguma discussão entre os próprios seguranças, chegaram à conclusão que tinham de passar digámos, um "bilhete-tipo" que tinham em posse para podermos entrar e, assim foi. Um grupo de cerca de 20 raparigas, que logo a seguir fomos barradas porque existia uma segunda barreira de seguranças que requeria a credencial de blogger para acesso ao espaço para elas reservado. Ao tentar explicar que não sabíamos de nada, que só tínhamos um convite em posse, o senhor pouco ou nada quis saber e, sinceramente, estava em todo o seu direito porque ele não tinha de saber o que se passava mas sim, deveria ter sido devidamente informado pela organização! Teria sido compreensível sim, se não tivesse sido mal educado....
Conclusão, tivemos de voltar a sair, ir buscar a credencial e voltar para a fila para entrar! Ao levantar a credencial ofereceram-nos um "goodie bag" com alguns produtos, revistas e papéis. Agradecia antes que me tivessem dado um mapa da feira com os stands e uma programação do dito evento.
O Blogger's Event prometia:
"O Bloggers Event vai trazer à Expocosmética as principais bloggers nacionais.
O evento terá inicio com um cocktail de inauguração, com deliciosos cupcakes e algodão doce.Serão
as nossas convidadas principais e por isso poderão assistir na primeira
fila aos desfiles de Nuno Baltazar, Lemon Jelly, Collove e Quadrelli by
Mónica Sofia.
Um evento obrigatório para bloggers coquetes e divertidas!"
Supostamente, o local destinado às bloggers, estaria ainda disponível durante os três dias de feira. É verdade, confirma-se, esteve disponível para as bloggers e para todo o público. Esta área esteve apenas reservada durante cerca de 2h, onde pudemos encontrar Cupcakes, que por sinal eram muito bons da Nuvem de Açúcar , uns cafés que foram oferta durante toda a feira e, algodão doce vi-o mas, mais tarde e à venda por 2€.
Ninguém conseguia perceber a que se destinava de facto o espaço porque, na verdade, era um espaço de stands com bolinhos, roupa, produtos de unhas, cabelo e maquilhagem.... Relacionado com os blogs os únicos que nos receberam foram a equipa da Andreia que nos mostrou os produtos novos, e os explicou a todos devidamente e nos presenteou com os mesmos para experimentarmos e, num Stand da Carlos Santos ofereceram-nos uma bolsa com uma amostra e no stand da Collove ofereceram-nos uns Collants.
Como ninguém se entendia, todas as bloggers resolveram ir visitar a feira por sua própria conta, pelo que toda a gente dispersou e o convívio foi praticamente nulo!
Haviam uns desfiles, aos quais tínhamos a acesso e, a meu ver, foi o único privilégio que tive, embora a primeira fila estivesse reservada para nós e eu tivesse ido para a segunda ou terceira fila porque ninguém me disse que aquela fila reservada se destinava a nós e eu ainda gosto de respeitar o que não me é devido!
Eram quatro desfiles e resolvi ver três deles. Ao quarto me vinha embora porque já tardava e ainda não tinha visto pitada da feira fui alertada para que alguém da organização faria uma espécie de visita guiada connosco, pelos diferentes stands, pensava eu que um contacto mais próximo e novo com pessoas de algumas marcas ali presentes.
Assim sendo, resolvi afinal ficar até ao final e esperar. Logo a seguir a menina em questão levou-nos de volta ao espaço das bloggers onde eu, e quem me acompanhava, nos sentámos à espera que a "visita" começasse. A dita menina, que por sinal era simpática mas pouco eficiente, desapareceu e ao fim de meia hora resolvemos dar à sola e fazermo-nos à vida. Mais tarde, soubemos que esta visita afinal se deu mas não se sabe muito bem com quem nem como....
A certa altura, começamos a ouvir boatos de que iriam haver workshops, um jantar para as bloggers e uma festa numa discoteca da moda do Porto à noite, após o jantar.
Workshops? Era com a blogger do Fashion Adviser, sobre moda e imagem, a qual tive o prazer de conhecer e achei simpaticíssima!! Infelizmente, também ela não teve sorte, nada decorreu à hora marcada e fomos embora. Mais tarde, acabei por ser abordada por outra menina da organização, a meio da feira, para ir assistir ao workshop...podia ter sido interessante mas já estava a acabar e nele constavam cerca de 5 bloggers. Para 170 convidadas parece-me um bom número e revelador da organização...
Quanto ao jantar, consta que era só para algumas, uma das quais na sua inocência ainda me abordou a perguntar como se ia para o restaurante em questão, deveria ela achar que era algo para todas! Enquanto isso, uma pessoa da organização incluia-me numa contagem para a ida para o restaurante e, quando a questionei porque raio me estava a incluir numa contagem disse "nada, nada...." fugiu ao assunto, puxou a pessoa que me questionava quanto ao percurso e seguiram.... Não, não fazia parte do rebanho de lã branca...
Entre as leigas, especulou-se que o jantar seria para quem tinha vindo de longe e como tal era compreensível que tivessem direito a jantar mas, essas, não tiveram direito a jantar nem almoço nem coisa nenhuma.... A organização informou-me hoje, respondendo ao meu descontentamento que " Algumas
marcas elencaram-nos cerca de 10 blogs que elas consideravam
interessantes para estarem presentes nesta edição da Expocosmética.", as quais foram as primeiras bloggers seleccionadas a participar no evento e só depois resolveram estendê-lo a outras, portanto, como não era possível alimentar 170 bocas, foram estas 10 que tiveram direito a privilégios!
Conheço duas das bloggers "VIP" e gosto muito delas e dos respectivos blogs, no entanto, não consigo entender de todo o critéro de selecção, terá sido a visibilidade, a qualidade??? É que em território nacional temos muitos blogs, alguns com muita visibilidade e outros nem tanto mas com extrema qualidade e que se mantêm quase anónimos ainda....
Queridas "marcas" deixo aqui o meu apelo para reverem os vossos critérios de selecção, não que ache que me vá incluir na lista de privilegiadas mas, ao menos que sejam justos, que com coisas justas ninguém se incomoda, a não ser quem sofre de má criação...
Agradeço desde já às marcas que nos privilegiaram como bloggers e ofereceram coisas tais como, Andreia, Collove, Pluricosmética e Essence e ainda Eugénio Campos (que foi também oferta só para algumas, as que estavam no sítio certo à hora certa e para as VIP's).
Gabava a iniciativa, se tivesse sido devidamente organizada e gerida. Esperava um evento profissional e igual para todos, sem situações desagradáveis e que não fosse tendencioso. Penso que as bloggers foram encaradas como "meninas de blogs" (se é que me faço entender) e não como profissionais (poque muitas eram, inclusivé, profissionais de cosmética).
Deveriam ter tido noção das limitações do espaço e da equipa e tratar todos de igual modo.
Sempre ouvi dizer que tempo é ouro. Eu tenho um horário de trabalho semanal normal, de manhã até ao final da tarde, quando o mesmo não se prolonga para trabalhos em casa e ao fim-de-semana. Como tal, os fins-de-semana são preciosos, até porque os costumo usar para conseguir organizar e obter conteúdos para o blog, pelo que geralmente só tenho um dia de descanso.
O balanço final é que tinha sido mais construtivo e proveitoso visitar a feira como um mero mortal, perdi imenso tempo graças à desorganização alheia. Não consegui visitar nem metade da feira e tive de voltar no dia seguinte que estava caótico, com imensa afluência de público e com ruptura de stocks em vários stands.
Agradeço o convite mas, dispenso pseudo eventos em que uns são "filhos e os outros bastardos", ou como alguém me disse, umas são abelhas e outras abelhas rainhas, ainda mais quando convidam para ser VIP's de eventos de cosmética pessoas que nada têm a ver com a área e que não transmitem mais do que press's releases das marcas (desculpem-me as que não se enquadram aqui)!
De bom fica o facto de ter conhecido algumas pessoas novas e o convívio de quem me acompanhou durante a tarde!
P.S. - E quem me vem falar em privado e me dá os parabéns por ter tido "coragem" para publicar aqui a minha opinião deveria fazer o mesmo! Afinal, intitulam as bloggers de "opinion makers" (em inglês porque fica bem e está na moda), aqui fica a minha opinião, sincera!
****