Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Obras em casa


O blog tem estado parado desde o ano passado e embora vá partilhando coisas no instagram e no facebook resolvi vir aqui escrever sobre o assunto para retomar as publicações.

Para quem não sabe eu sou formada em arquitectura embora não esteja a exercer no momento e, no ano passado, fui de férias três semanas em Julho e quando voltei a minha mãe resolveu comunicar-me que ia fazer obras na casa toda, casa essa na qual eu vivo e actualmente trabalho.

Chegada de férias começamos a arrumar a casa toda, o que significa tirar praticamente tudo de casa e enfiar em caixotes numa garagem.... Foi mais de um mês para encaixotar tudo, devidamente organizado para ser mais fácil voltar a trazer, encaixar tudo numa garagem e planear as obras.





Mudámos o chão da casa toda, à excepção da cozinha onde não se mexeu, pintámos tudo e alterámos três casas de banho. Enquanto tirava as coisas de casa tirava medidas e planeava tudo, entre escolher materiais e mobiliário todo novo para a sala e um dos quartos. Como se não bastasse, resolvi participar activamente das obras e modificar alguns móveis velhos, de madeira, que tive pena de deitar fora e dar-lhes uma nova utilidade.  Passei Agosto e Setembro a tirar tudo de casa, a lixar móveis e a planear tudo.

Em Setembro tínhamos os trolhas dentro de casa e continuamos aqui a viver, quatro pessoas, esmifrados todos num quarto, a dormir com os colchões no chão, sem televisão sequer, com três gatos e um canário que nos apareceu dentro de casa na mesma altura e que por cá ficou! 

Fazer obras a viver dentro da casa tem tanto de divertido de ver tudo a mudar quanto de desesperante. Tudo o que possam imagina que cá ficou (dentro de roupeiros e na cozinha) ficou imundo, com uma camada de pó desesperante de tirar!

Podia falar tanto sobre as obras que nem sei por onde começar... Como se não bastasse, a minha irmã encontrou um gato abandonado na rua, que trouxe para casa e do qual estivemos a tratar durante quinze dias. Agora imaginem, um quarto para quatro, os gatos tinham de estar todos os dias presos na lavandaria das 7h às 20h porque era o único sítio onde os trolhas não iam e onde tinha uma porta que os gatos não conseguissem abrir.

Durante as obras andei literalmente com as mãos na massa, a colocar cerâmicos, a pintar, lixei as janelas todas e rodapés e envernizei-os, etc.

Finadas as obras, tive de voltar a trazer tudo para dentro de casa, limpar, arrumar, pintar as mobílias antigas que resolvi modificar e montar alguma mobília nova.

Posto isto, durante estes meses tive de suspender o trabalho e nem sequer pegava no computador, que estava fechado a sete chaves, na tentativa de ficar longe do pó. Por muito que quisesse escrever no blog era-me impossível, acordava às 6.30 da manhã e quando os trolhas iam embora só queria tomar banho, comer e dormir....

Só agora, finalmente, está tudo mais ou menos em condições e começo a voltar às rotinas anteriores, embora ainda estejam coisas por finalizar, como os móveis de casa de banho.

Entretanto, em Dezembro a minha irmã fez-me trazer uma coelhinha bebe para casa e tenho recebido imensas mensagens a fazer perguntas sobre o assunto, o que precisa um coelho como animal de estimação, se anda solto, se está em gaiola por isso se calhar hei-de falar sobre o assunto para quem tiver curiosidade, tendo em conta que eu própria já é o terceiro coelho que tenho em casa e só agora aprendi imensas coisas novas, uma delas é que eles se habituam a fazer as necessidades numa caixinha como os gatos.















Deixo-vos assim umas imagens (do telm e sem qualquer edição) do quão glamourosos foram os meus últimos meses, enfiada em dois pares de calças de fato de treino, duas t-shirts e dois casacos, basicamente, com umas havaianas no início e umas Stan Smith velhas que morreram de vez.




Sem comentários:

Enviar um comentário

ES 728x90