Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Como combinar as cores na maquilhagem? Parte I




Existem cores na maquilhagem que são neutras, tais como o preto e branco e as diferentes tonalidades de castanho e cinzento.

As cores neutras nas sombras podem ser combinadas estre si ou com qualquer outra cor, num efeito degradé (por exemplo, aplicando um castanho escuro na concavidade do olho e um cor-de-laranja na pálpebra móvel) ou pontualmente, usando um eyeliner ou lápis colorido na linha superior ou inferior das pestanas.

Quando se aplicam sombras de cor neutra nos olhos pode usar-se uma boca colorida sem erro!





Para perceber como as cores devem ou podem ser combinadas é importante analisar a o círculo cromático de forma a entender teoria das cores e perceber quais as cores que são harmónicas entre si, as que se complementam e as que se anulam.



Na roda das cores existem cores primárias, monocromáticas, análogas e complementares.

Primárias: são as cores principais e estão na base de todas as outras cores através da sua mistura. São elas o magenta, o amarelo e o azul.

Monocromáticas: As cores monocromáticas são uma variação mais clara ou mais escura da mesma cor pela adição de branco ou preto (cores na mesma linha do centro para o exterior da roda)


Análogas: São as cores que se encontram lado a lado na roda das cores, enquanto nas monocromáticas se adiciona branco ou preto, nas análogas trata-se da adição de um dos pigmentos das cores primárias (ex: vermelho, laranja, amarelo alaranjado)


Complementares: São as cores opostas na roda das cores que criam um contraste e criam um realce da oposta ou se anulam consoante a sua aplicação.







Ao combinar as cores devemos ter em conta o tipo de contraste que queremos obter. Se aplicarmos duas cores monocromáticas o contraste é muito baixo, se aplicarmos duas cores análogas temos um contraste médio, enquanto que se aplicarmos duas cores complementares temos um alto contraste.
 

Na maquilhagem deve haver sempre um contraste, de forma a realçar um dos elementos, seja os olhos ou a boca, por exemplo.

Devemos considerar que numa maquilhagem temos três elementos de cor fundamentais (sombra, blush e boca), pelo que não devemos ter os três a contrastar entre si sem harmonia alguma!

Existem então algumas regras de combinação harmónica das cores da maquilhagem, podem ter como ponto de partida a cor dos olhos, da roupa, do batom, do blush ou até do verniz da unhas (porque não?).

Estas regras aplicam-se principalmente para quem gosta de apostar na cor em vários pontos, caso contrário apostem numa cor nos olhos ou na boca e outro dos elementos numa cor neutra.

5 comentários:

  1. Adorei este post! Esclareceu algumas dúvidas que eu tinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã publico a segunda parte com mais detalhes e combinações de cores!

      Eliminar
  2. Este tipo de post são fantasticos!

    Beijinhos,

    Habilita-te a ganhar um Invisibobble à escolha http://fe-mininices.blogspot.pt/2014/11/retificacao-1-giveaway-feminicies.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e reconhecimento! ^_^ já publiquei a segunda parte deste artigo!

      Eliminar

ES 728x90