Páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Charlie Banana Pensos Higiénicos - Review II


Em Abril, comprei uns pensos reutilizáveis da marca Charlie Banana e na altura fiz uma publicação bastante completa sobre eles aqui no blog. Apesar disso, na altura ainda não os tinha usado e recebi várias mensagens com perguntas e dúvidas sobre eles. Tive mensagens de pessoas que se mostraram interessadas em saber como eles funcionam e outras que me diziam que achavam que não compensavam nada e que jamais seriam capaz de tentar sequer usar semelhante coisa.

Portanto, desta vez, vou tentar ir por partes e aconselho, a quem tiver interesse, a ler a primeira publicação sobre eles aqui, embora seja provável que recapitule algumas coisas.



A maioria das pessoas talvez não sinta necessidade de experimentar um produto deste tipo, o que me levou a procurar este produto foram vários motivos. Além da consciência ambiental, de que muitas das coisas que usamos actualmente são descartáveis e em plástico desnecessariamente, faço alergia aos pensos descartáveis e ficava muitas vezes assada, tal e qual acontece com os bebés com as fraldas . Por outro lado, o cheiro dos pensos higiénicos descartáveis sempre me incomodou muito. Sou muito sensível aos cheiros e detesto o cheiro dos pensos descartáveis, sempre usei Evax e desde que os tirava do pacote, e durante o se uso, nos dias de calor principalmente, às vezes parecia que sentia o cheiro do penso sujo no nariz, mesmo quando os acabava de trocar...

Algumas das perguntas que recebi foram:
- Como os trocamos fora de casa?
- Absorvem bem?
- Não há fugas?
- São confortáveis?
- Não são demasiado grossos tipo fraldas?

Recebi também algumas observações tais como:
- Não vejo de que forma são mais amigos do ambiente uma vez que depois temos de os lavar e gastamos água e detergente
- Não quereria ter o trabalho de os lavar
- Não ia conseguir lidar com o sangue quando os tivesse que lavar


Em primeiro lugar, vou-me debruçar sobre a questão ambiental, nos pensos descartáveis compra-mo-los obrigatoriamente todos os meses e é uma questão de fazer contas, "x" pensos por dia, vezes "y" dias de período, vezes 12 meses por ano... Se gastarmos três pensos por dia, tivermos uma média de 5 dias de menstruação, iremos gastar 180 pensos por ano e ainda há obviamente pessoas que usam mais do que isso. Aqui estamos apenas a olhar para o desperdício do penso em si. Além do penso , existem a embalagem em que vem para nossa casa, as embalagens maiores em que são entregues no supermercado, o transporte para os supermercados (poluição no transporte), todo o processo de fabricação dos mesmos (água, luz, poluição, etc.) e as matérias primas utilizadas. Quando olhamos para um produto não podemos ver só aquilo mas pensar em toda a pegada ecológica dos mesmos. Há dias vi num vídeo uma observação muito interessante, os pensos que usamos no nosso primeiro período possivelmente não se irão decompor sequer até à geração dos nossos bisnetos. 

Para quem me diz "não compensam a nível ecológico porque os temos de lavar e gastar água", a minha pergunta é: "comem em pratos de plástico???".

Quando compramos um penso reutilizável, compramos um produto que é fabricado uma vez, transportado uma vez e, embora estes contenham plástico de alguma forma, porque têm uma camada impermeabilizante e não são feitos em algodão, são fabricados apenas uma vez e duram muitos anos (assim o espero). Quem me aconselhou os pensos da Charlie Banana foi a Tânia da Ecological Kids que me contava que já os usava, os mesmo, o mesmo kit de cerca de nove pensos há onze anos e que continuavam branquinhos e com a mesma eficácia como no início. 

Os Charlie Banana são fabricados na China, é um ponto que não me agrada muito mas actualmente, infelizmente, quase tudo o que compramos vem da China.  Para quem quiser experimentar uma versão "mais sustentável" há quem os faça mais perto, há quem os faça artesanalmente, eu preferi arriscar nestes porque me garantiram serem bons ao invés de andar a experimentar uns e outros.  Entretanto já descobri mais algumas marcas que me pareceram semelhantes por cá e até gostava de experimentar.


Os pensos Charlie Banana foram inspirados nas fraldas reutilizáveis para bebés. Existem disponíveis em quatro tamanhos:
- Liner
- Regular
- Super
- Super +
- Combo (um conjunto com um penso de cada dos anteriores) 


Deixo-vos os valores em Portugal na Ecological Kids mas também podem comprar directamente no site da marca:
- Liner (tamanho S na Ecological Kids) 18.50€     (6.16€ a unidade)
- Regular (tamanho M na Ecological Kids) 18.99€      (6.33€ a unidade)
- Super (tamanho L na Ecological Kids) 19.99€     (6.66€ a unidade)
- Super + 21.99€     (7.33€ a unidade)
- Combo (um conjunto com um penso de cada dos anteriores) 24.99€     (6.24€ a unidade)





Estes pensos têm três camadas, a camada debaixo que fica em contacto com a roupa interior é impermeável para prevenir fugas, a camada do meio é absorvente e a de cima stay dry. Existem disponíveis em branco, preto e em vários padrões, coloridos e femininos. O exterior varia em cor mas o interior é sempre branquinho, numa espécie de polar extremamente suave ao toque, é tão agradável que dá vontade de usar só porque sim! Obviamente com as lavagens o polar deixar de ser tão lisinho e bonitinho e fica com um aspecto mais "usado". Segundo o que fui pesquisando, são concebidos em fibra de polyester e nylon e não em algodão porque o algodão não tem a mesma capacidade de absorção e iria deixá-los húmidos e desconfortáveis. Seja como for, o algodão só seria mais aconselhável por uma questão de respirabilidade da matéria e se fosse biológico, já que o algodão é das culturas em que mais se utilizam herbicidas e pesticidas.


Da esquerda para a direita: Peony Blossom, Branco, Floriana e Preto





Quando comprei estes pensos perguntei à minha irmã se também queria experimentar e apesar de não estar muito convencida acabou por se converter. Inicialmente compramos três packs Combo e dividimos entre as duas e depois acabei a sentir necessidade de ter mais e adquiri dois packs, um no tamanho Regular (em branco que inicialmente não havia em stock) e outro no tamanho  Super. Já vou no terceiro ciclo a usá-los e estou muito satisfeita.



Não são demasiado grossos tipo fraldas?
Eu costumava usar Evax, comparativamente com eles sim, são mais grossos, inicialmente sente-se uma diferença, senti quase como se estivesse a usar pensos pela primeira vez mas há pensos no mercado tão ou mais ou grossos que estes e há quem os use. Ao fim de alguns dias habitua-mo-nos e só os sentimos se andarmos a pensar nisso, caso contrário nem me lembro que os tenho colocados, como num penso descartável. Certamente lembram-se de usar pensos higiénicos pela primeira vez, a sensação inicial é mais ou menos a mesma. Onde se sente mais a espessura é atrás, junto ao rabo, como se tivéssemos uma almofadinha. Na maioria das roupas não se percebe nada, obviamente se usarem um tamanho maior e umas calças muito justas e muito claras ou mais transparentes vai-se notar provavelmente mas isso é como não usar umas cuecas às flores com umas calças com mais transparência. 

São confortáveis?
Sim, são muito confortáveis, o mais agradável é que são muito suaves. Sinto apenas que podiam ser um nadinha mais estreitos porque tendem a dobrar ligeiramente, fica como que em "U" e o período em vez de ir para o meio tende a ficar acumulado mais nas laterais

Absorvem bem?
Sim, absorvem melhor que um penso descartável e foi o ponto que mais me surpreendeu. Com os descartáveis, quando estavam sujos, por muito pouco que fosse sentia sempre ali qualquer coisa, uma humidade e ficava sempre uma viscosidade à superfície o que me fazia querer trocar os pensos por muito pouco fluído que tivessem neles. Um dia destes, ao usar os Charlie Banana pensei "mas que raio, se não tivesse vindo à casa de banho a coisa ainda tinha corrido mal..." tinha tido algum fluxo e nem sequer me apercebi, sentia o penso completamente sequinho. É portanto, sem dúvida, o que mais me tem agradado neles, a sensação de estar seca e limpa.

Não saem do sítio?
Depende...comigo não saíram uma única vez. A marca aconselha que se use uma roupa interior que não seja muito mais estreita que o penso em si para garantir que ele não foge. A minha irmã tem umas cuecas que são bastante mais estreitas que as minhas e queixou-se que o penso deu a volta e ficou virado para baixo durante a noite, portanto este é um ponto a ter em atenção. As molas com que fecham garantem que eles ficam perfeitamente presos à cueca. Quanto a deslizarem para a frente e para trás, quanto maior for o penso menos correm esse risco, nos mais pequenos às vezes deslizam ligeiramente para trás mas dá-se um jeitinho e volta ao sítio, ou isso ou ainda não me habituei totalmente a eles, ainda tenho um ligeiro receio.




Não há fugas?
Neste ponto funcionam como qualquer penso descartável, se trocarem com a frequência necessária não há fugas, aliás sinto que são bastante mais absorventes que um descartável e convenhamos, também não estamos livres disso com os descartáveis, tanto é que já tive acidentes mais do que uma vez se o fluxo fosse muito.

Como os trocamos fora de casa?
Como qualquer penso normal, a diferença é que temos de os dobrar e trazer para casa dentro de uma bolsa. Cada pack de três vem com uma bolsa impermeável, eu ando com duas na carteira, de cores diferentes para distinguir, uma para os lavados, outra para os sujos. A forma como são concebidos permite que sejam dobrados com a parte suja para dentro e ficam presos com as molinhas. Quando chegamos a casa lava-mo-los. Se preferirem, se tiverem um lavatório privado à mão, podem dar-lhes uma pré-lavagem com água, espreme-los bem e depois colocar na bolsa mas não será uma opção tão prática. Confesso que nestes três ciclos ainda não precisei trocar uma única vez fora de casa, até porque quando sei que vou estar mais tempo fora de casa ou a andar uso um tampão pelo sim pelo não. Isso vai depender muito dos hábitos de cada uma. Possivelmente se tivesse muito fluxo, passasse o dia todo fora e só usasse pensos esta opção talvez não me fosse muito viável porque não me via a andar com cinco ou seis pensos sujos dentro da carteira e outros tantos para trocar.





Como os lavamos?
São tão fáceis de lavar como qualquer outra peça de roupa. Podemos lavá-los na máquina, a frio, sem lixívia nem amaciador. O que eu faço é, no final do dia coloco-os em água e no dia seguinte lavo-os no banho. No banho, coloco-os na base da banheira para irem ficando ensopados (se for o caso) e depois coloco umas gotas de detergente e lavo-os à mão, nem sequer sinto necessidade de os lavar na máquina. Agora tenho na banheira o gel líquido da Dr. Bronners cítrico e é com o que os lavo. Pode parecer meio maluco mas aproveitei um baldinho de praia que me tinha sido oferecido pelo Boticário e pus na banheira, quando preciso encho de água e deixo lá os pensos de molho. Se preferirem podem colocar directamente na máquina da roupa ou no fim do ciclo lavá-los todos na máquina. Um ponto a favor é que secam relativamente rápido, se estiver calor passado um dia ou dois já os podem voltar a utilizar. É uma coisa bastante simples de se fazer, demora cinco minutos, quem não se imagina a fazê-lo é comodista apenas, do tipo que compra ovos cozidos e descascados no supermercado.



"Não ia conseguir lidar com o sangue ao lavá-los!"
Bem, não irão conhecer pessoa que lide pior com o sangue do que eu, tenho trinta anos e choro para ir às análises, tenho uma fobia enorme mas no que toca ao período é algo diferente que não consigo sequer encarar da mesma forma. É uma coisa a que temos de nos habituar desde novas e se não se vêem a lavá-los também não sei como se limpam com o papel higiénico... No caso dos pensos o sangue é até absorvido e nem se percebe grande coisa, fica só ali uma mancha suja e seca. Podem simplesmente colocá-los de molho e atirá-los para a próxima máquina de roupa. Simples!

Qual é o custo destes pensos?
Este talvez seja o único "senão"! Ok, não são baratos! Um pack de três iguais ronda os 20€ e um pack com quatro diferentes ronda os 25€. Quantos vão precisar de adquirir vai depender do vosso fluxo,dias de menstruação e quantas vezes ao dia trocam. A marca recomenda que se adquiri uma pack combo, um pack Regular e um pack Super. Convenhamos, os pensos descartáveis também não são baratos. Fiz as contas e pela quantidade de pensos que costumava usar, os reutilizáveis pagam-se ao final de um ano, se os usarem durante cinco anos (certamente que irão durar mais), é como se não pagassem pensos higiénicos durante quatro anos.

Tamanhos comparativamente aos descartáveis
Na outra publicação coloquei um penso destes no tamanho Super e um Evax tamanho regular com abas que era o que costumava usar. Quando comprei os Charlie Banana, saquei de um Evax  da carteira na loja e comparando-os achei iguais e logo pensei que seria o que mais usaria. Enganei-me! Estes pensos como são mais grossos e não ficam colocados à cueca, logo não podemos determinar o local em que ficam agarrados, senti que os Regular eram pequenos demais para os dias de maior fluxo. Isto deve-se ao facto de eles ficarem colocados exactamente no meio da cueca e portanto pareciam-me curtos à frente, uma vez que o meu período tem tendência a ficar mais à frente durante o dia. O que mais uso é o Super, o regular para o início e fim e depois têm os super+ se necessitarem de protecção extra à noite os liner que se usam como um pensinho diário.


São quentes?
Li algures que os pensos em dias mais quentes tornam-se um bocadinho desconfortáveis. Ainda não consigo opinar sobre isso, já tivemos uns dias bem quentes por cá mas apanhei um dia ou outro e não senti nada. Talvez se os usasse vários dias acima dos 30º talvez sentisse mas eu também nunca me senti bem com os descartáveis nestas alturas, ficava toda suada e assada! 


Conclusão, estou bastante satisfeita com estes pensos, se pudesse mudar alguma coisa neles só os tornava ligeiramente menos espessos mas talvez seja um mal necessário para garantir a absorção ideal. Talvez só não sejam uma opção se for por exemplo viajar de avião porque implicam levar e voltar a trazer na mala e eventualmente não secarem a tempo para estarem limpos e secos para colocar na mala. 

Eu gosto de os guardar dobrados na gaveta e apercebi-me que se não comprarem tamanhos diferentes em cores diferentes e decorarem, é um bocadinho difícil de identificá-los a não ser que os abram todos. Rapidamente resolvi o assunto, peguei numa linha e agulha e na etiqueta em que diz Charlie Banana bordei os tamanhos S, M, L, XL, assim rapidamente percebo qual é qual.

Pessoalmente sinto-me bastante mais confortável e seca com estes pensos do que com os descartáveis.

Alguma dúvida que fique sobre eles, ou alguma coisa que me tenha esquecido de mencionar estejam à vontade para perguntar!



Sem comentários:

Enviar um comentário

ES 728x90