Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Perfumes - Famílias e Notas olfactivas


Quando publico perfumes aqui no blog tento sempre descobrir as notas olfactivas, isso acaba por nos dar a percepção de que as nossas escolhas pessoais muitas vezes recaem sobre perfumes com as mesmas notas.

É preciso perceber que nas fragrâncias existem as notas olfactivas, as famílias de perfumes e a sua classificação consoante a concentração.

Para começar, quanto mais concentrado maior durabilidade a fragrância irá ter. Podemos encontrar (da maior para a menor concentração) Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne. As eau de cologe e de toilette, pela sua menor concentração de essências também têm tendência a ser mais frescas e mais recomendadas para uso no tempo quente.

Depois temos as famílias de perfumes, que são caracterizadas pelas notas dominantes na fragrância. Um perfume pode, no entanto, incluir-se em mais do que uma família olfactiva, como é muito comum encontrar-se perfumes florais e frutados.




Famílias olfactivas:

- Cítricos 
Nos cítricos prevalecem notas como limão, tangerina e bergamota, são por norma suaves e refrescantes

- Frescos, Herbais ou verdes  
Remetem a folhas verdes, frescas e ervas, são por norma jovens, revigorantes e calmantes

- Frutados 
São aqueles nos quais se destacam o aroma a frutas, são muitas vezes adocicados, com notas de pêssego, lichia, cereja, morango, framboesa amora, etc. 

- Florais
É a família olfactiva mais comum e abrangente, à base de flores como jasmim, lírio, rosas e gardénias, é a família olfactiva mais clássica e na qual se incluem mas de 50% das fragrâncias femininas

- Orientais 
Tratam-de de notas mais quentes, aveludadas e possivelmente até adocicadas, com notas como o âmbar e a baunilha. Costumam tratar-se de fragrâncias fortes, elegante e ter grande durabilidade na pele.

- Amadeirados 
A maioria dos perfumes amadeirados são masculinos mas muitos perfumes femininos têm como notas de fundo madeiras. Tal como o nome diz são perfumes com notas de madeira, como pinho e sândalo. Pessoalmente, sei que quase todos os meus perfumes têm notas amadeiradas como notas de fundo.

- Especiados 
Aqui é fácil de entender também, aqui incluem-se perfumes com especiarias na sua composição, como por exemplo canela, cravinha, noz moscada e pimentas. São muitas vezes usadas como complemento em perfumes amadeirados e orientais.

- Gourmand 
Os perfumes gourmand tendem a ser mais doces e remetem exactamente para o açúcar, têm notas como marshmallow, praliné, chocolate, mel, caramelo e café.

- Couro 
Os perfumes desta família tentam reproduzir o cheiro do couro, encontram-se aqui notas como madeiras e tabaco. Por norma tratam-se de perfumes masculinos.

- Aquático 
Tratam-se de perfumes frescos que remetem para o verão, a água, o mar, alguns têm na sua composição algas.

- Fougère 
São perfumes exclusivamente masculinos, nesta família misturam os aromas cítricos, lavanda e especiarias.

- Chipre 
Os perfumes chipre reúnem os cítricos com um fundo quente de musgos e madeiras como o carvalho.





Depois existem as notas olfactivas... quando aplicámos um perfume a percepção da sua fragrância altera-se à medida que o tempo passa. Isto acontece porque os perfumes são compostos por três tipos de notas que são apreendidas pelo nosso olfacto em etapas diferentes.

Estas notas são classificas de acordo com a ordem com que se evapora:
- Notas de saída ou de cabeça
Estas notas são as primeiras a ser sentidas, condicionam muito a nossa primeira impressão sobre um perfume. São as mais voláteis, portanto as que se evaporam mais rapidamente e por norma são leves e frescas ou herbais.

- Notas de coração ou corpo
Estas notas são com o nome diz, o corpo do perfume, as principais, aquelas que conferem personalidade ao perfume, geralmente aqui encontram-se notas de flores e frutos.

- Notas de fundo ou base
As notas de fundo são aquelas que se fixam à pele e duram mais tempo, conferem calor ao perfume e costumam tratar-se de notas de madeira, especiarias e resinas.


Eu pessoalmente sei que tenho perfumes com notas em comum, no campo das flores prevalecem muito o lírio do vale e a violeta, tenho muitos cítricos e gosto de perfumes orietais, amadeirados, a baunilha também costuma estar presente.









Sem comentários:

Enviar um comentário

ES 728x90