terça-feira, 31 de março de 2015

Glam Diva - Sobrancelhas perfeitas


Todas nós sabemos que há pessoas com gostos muito estranhos em relação às sobrancelhas e arriscar as minhas sobrancelhas, grossas por natureza, foi algo que já me trouxe alguns desgostos. Assim sendo, às vezes prefiro ir dando um jeitinho aqui e ali como consigo em casa do que me arriscar às mãos de um "profissional" do qual não conheço o trabalho.

Há alguns anos atrás resolvi experimentar arranjar as sobrancelhas num dos quiosques de shopping com serviço de threading (que passo a publicidade porque já nem sequer sou cliente). 



Para quem não sabe, o método de threading consiste em depilar as sobrancelhas (ou qualquer outra coisa) com o auxílio de um fio que é dobrado, enrolado e à medida que se passa no rosto arranca os pêlos. É um método muito simples, rápido, eficaz e limpo. 

Quais são as vantagens? É um método de depilação muito preciso e enquanto que com uma pinça têm de arrancar pêlo a pêlo, com o threading os pêlos são removidos em linhas muito precisas. Por outro lado, há quem depile o rosto com cera e neste caso o método é muito mais limpo, não há nenhum produto em contacto com a pele que podem provocar alergias ou queimaduras.

Há quem diga que não é doloroso... Eu tenho a pele muito sensível e sobrancelhas grossas e não consigo dizer que não é doloroso e que não fico com a pele vermelha. Posso sim dizer que é um método muito rápido por isso o tempo de "sofrimento" é muito curto e a vermelhidão é ligeira e passa depressa! Tenho ainda sempre de passar a vergonha de ficar sempre a lacrimejar, não de dor mas sim involuntariamente, por reflexo.



Voltando atrás no discurso, foi num dos ditos quiosques de shopping que conheci a Eunice. Depois de observar o trabalho dela resolvi experimentar imediatamente e tornei-me cliente durante algum tempo. Quando comecei a passar e percebi que ela já não trabalhava lá não me arrisquei mais nas mãos de outra pessoa e comecei eu a arranjar as sobrancelhas. Em segundo lugar detesto os quiosques de shopping, além de terem preços mais altos ficamos sujeitas aos olhares das pessoas que estão sempre a passar e era uma coisa que me deixava desconfortável!

Através de outra blogger descobri que a Eunice tinha aberto uma loja em Matosinhos, a Glam Diva que oferece este e outros serviços, como manicure, pedicure, massagens, depilação, etc.

A Eunice além de tratar muito bem das vossas sobrancelhas é uma pessoa muito amorosa e simpática por isso não podia recomendar mais os serviços dela! (além disso é tão gira que é ela própria que dá cara à montra da loja) Para quem for à Expocosmética, poderão experimentar lá o trabalho da Eunice.

O preço da depilação de sobrancelhas são 8€, em que a décima vez é oferta!

Deixo fica a morada para as interessadas:
Rua Mouzinho de Albuquerque, nº 429
Matosinhos

Para marcações:
- 914439465





Spring sunshine


Nos últimos dias não consigo pensar em mais nada a não ser nas tardes de sol fantásticas e amenas que têm estado! Só me apetece saltar para uma esplanada e ficar a levar com o sol na cara mas o trabalho não o permite a não ser ao fim-de-semana...

Ontem mostrei aqui uma sombra da ARTDECO, a Sunshine na cor Coconut e deixei um pormenor de uma maquilhagem feita com ela.

Como prometido, hoje deixo o rosto completo, bronzer, um blush terracotta e muito luminoso da Milani (Belissimo Bronze) e a boca, essa tinha de ser em coral (a cor preferida), translúcido, leve e com acabamento glossy para um ar fresco.

Rosto:
- Primer Garnier Perfect Blur
- Make Up Factory CC Foundation cor 07
- Sephora pó matificante
- Make Up Forever full cover concealer
- Bourjois Bronzing Primer (usado não como primer mas como bronzer)
- Milani Baked Blush Bellissimo Bronze

Olhos:
- Peggy Sage Primer de sombras
- Milani gel powder eyshadow na cor 02 sand
- ARTDECO sombra sunshine 15
- Pixi eye bright Liner no 1 nude
- Essence  eyeliner pen waterproof
- ARTDECO máscara de pestanas Art Couture lash volumizer 01
- CIEN máscara de pestanas waterproof
- Pixi natural brow duo

Lábios:
- Clarins coral dahlia







segunda-feira, 30 de março de 2015

O.P.I. Go With the Lava Flow


A semana passada mostrei aqui um dos vernizes da O.P.I. da colecção Hawaii.

Hoje trago-vos outro, o Go With The Lava Flow, um coral metalizado (perceptível na primeira imagem), cheio de reflexos que o faz variar consoante a luz! Este verniz é como um cor pôr-do-sol, cheio de subilezas de cor. A cor mais fiel é a que se vê no frasco, um rosa avermelhado, com reflexos dourados que o faz adquirir nuances cor-de-laranja.

Para perceberem as variações de cor, deixo-vos duas imagens tiradas com flash e a última tirada à luz do sol, onde adquire um tom mais quente devido aos brilhos dourados.

Adorei os dois vernizes que experimentei desta colecção, gosto muito das cores e, embora não sejam vernizes muito baratos, aguentam-se quase uma semana nas minhas unhas!




ARTDECO Sunshine Eyeshadow


Para mim não há nada mais prazeroso do que ver finalmente o sol chegar e se há quem não goste de sol, mar e praia eu mal posso esperar pelo Verão! 

No que toca a maquilhagem, no tempo quente gosto de usar cores terra, puxar pelos verdes água e encher a boca e as unhas de cores como rosas forte, cor-de-laranja e coral, combinados com uma pele luminosa.

A ARTDECO, lançou uma colecção de Verão intitulada Here Comes the Sun que apela ao meu gosto e aos meus sentidos, transformando o que poderiam ser produtos banais num deleite para os olhos, imprimindo um relevo que lembra o sol em todos os produtos em pó. As cores, essas são exactamente o que acabei de descrever, terracotas combinados com cores quentes.




Um dos produtos desta colecção são as sombras de olhos "sunshine", disponíveis em quatro cores, dois castanhos e dois rosas.

Tive a sorte de poder experimentar uma destas sombras na cor nº 15-Coconut (nome que apenas se consegue ler no site da marca). Fiquei muito agradada com esta sombra, tem uma cor cobre muito bonito, com um efeito acetinado e com uns micro brilhos. Tem uma textura muito fina, a cor adere muito bem à pele e tem um bom poder de fixação (de referir que uso quase sempre primer de sombras).

Estas sombras têm uma embalagem com 3gr de produto e bastante mais apelativa do que as demais da marca, que vêm nuns pequenos rectângulos (que na verdade ocupam pouco espaço e são fáceis de arrumar) mas que visualmente não são muito deslumbrantes porque parecem amostras. Ainda assim, tenho de afirmar que estas não me parecem muito resistentes, esta sombra foi-me oferecida e chegou com a embalagem partida. O plástico transparente vinha solto do restante e colei-o com super cola (penso que é perceptível nas imagens) para o produto não ficar desprotegido nas gavetas...

É uma cor neutra e muito versátil. Para quem não tem muita perícia a maquilhar os olhos quase não há como falhar quando se opta por cores neutras, seja aplicadas em toda a pálpebra, combinadas com outras cores ou apenas usadas para marcar o côncavo e definir o olhar. Eu, particularmente, gosto imenso destas tonalidades porque me realçam a cor dos olhos. É uma aposta segura e que uso muito no dia-a-dia, principalmente no Verão porque realçam o bronzeado.

Podem encontrar este e outros produtos da marca nas perfumarias Douglas.

Deixo já em pormenor uma forma possível de usar esta sombra, amanhã desvendo a maquilhagem completa!




sexta-feira, 27 de março de 2015

Passatempo Cushi





Em parceria com a Cushi, temos para vos oferecer um conjunto de pulseiras Wild  e um colar Candeia.

Para participarem basta deixarem like na página de facebook da Cushi, na página do Blog e o vosso e-mail para serem contactados caso sejam o vencedor! Todas as outras entradas são opcionais mas dão-vos mais hipóteses de ganhar! 

Boa sorte! 


a Rafflecopter giveaway

 

Este sorteio é válido para Portugal Continental e Ilhas.
O envio dos prémios é da responsabilidade da Cushi. Os vencedores serão contactados via e-mail e deverão responder ao mesmo até 48h depois da sua recepção, caso contrário será eleito novo vencedor.    
 

Desmaquilhante Bifásico make B.


Andava a precisar comprar um desmaquilhante bifásico para as máscaras de pestanas mais teimosas e  depois de ter lido algumas opiniões positivas sobre o desmaquilhante bifásico do Boticário, nomeadamente depois de ter visto a Helena do Beezant Cherry dizer que gostava muito dele acabou por ser a opção!

Numa das minhas idas ao Boticário para ir levantar uns produtos relativos à parceria com o blog lá commprei o desmaquilhante bifásico da linha make B para experimentar.



Não é o melhor desmaquilhante que já usei (e os outros são bem mais caros) mas é muito bom! Retira facilmente produtos à prova de água e não deixa a pele oleosa como acontece com alguns dos desmaquilhantes bifásicos. A sensação é a mesma do que usar um óleo seco, deixa a pele hidratada e depois de lavado com água nem vestígios incomodativos e gordurosos dele! 

Tendo em conta outros produtos semelhantes disponíveis no mercado só acho que podia ser um nadinha mais barato, por 150ml pagamos 11,99€. O único senão dele é que tenho a sensação que rende muito pouco, comparativamente a outros produtos iguais acho que está a desaparecer à velocidade da luz.

Se andam à procura de experimentar um novo desmaquilhante bifásico, recomendo! Possivelmente irei ter de desembolsar mais uns trocos brevemente porque o meu tenho-o usado diariamente e já está quase a acabar!


quinta-feira, 26 de março de 2015

Base Living Nature



A Living Nature é uma marca da qual já falei várias vezes aqui no blog e já experimentei vários produtos, uns dos quais gosto bastante, outros menos... A marca usa ingredientes naturais nos seus produtos, os quais são livres de componentes como derivados de petróleo, silicones, óleo mineral, fragrâncias artificiais, entre outros.

 
Embora pesquise frequentemente marcas de produtos naturais, as que têm disponível maquilhagem normalmente só têm bases em pó. Depois de ver as bases da Living Nature fiquei bastante curiosa e com vontade de experimentar uma delas. A marca tem duas bases líquidas diferentes, uma delas chama-se "illuminating" e embora não tenha pesquisado muito sobre ela penso que tem brilhos, daí ter optado pela versão "normal" (lamento mas ela não tem nenhum nome específico). Enquanto na versão "normal" existem cinco cores disponíveis, na iluminadora existem apenas três.

A cor que escolhi foi a Pure Sand, que é descrita como sendo uma cor clara para peles com subtom rosa/amarelo. Pela descrição não sei se optaria por ela, já que me mantenho afastada de quanto diga ser para peles com subtom rosa. Depois de alguma pesquisa achei que ela seria "amarela" o suficiente para a minha pele. De ter em atenção que as marcas geralmente têm uma gama de cores para peles claras, médias e escuras e neste caso começam por peles muito claras, pelo que esta cor se adapta a pele de tonalidade clara/média e não a peles muito clarinhas.

Esta base vem num frasco de vidro de 30ml, com muito bom aspecto e com pump, infelizmente não traz nenhuma tampa que lhe faz falta se a quisermos transportar, por isso mesmo ainda conservo a caixa de cartão...


Esta base contém inúmeros ingredientes hidratantes como  glicerina (vegetal), óleo de jojoba, óleo de macadamia e óleo de abacate, contém ainda óleo de árvore do chá e óleo de manuka, com propriedades antisépticas, óleo de semente de toranja, com propriedades antioxidantes e vitamina E. Embora ela não tenha qualquer indicação quanto a protecção solar, contém dióxido de titânio, um ingrediente usado em produtos com protecção solar UV. Já li algumas opiniões na internet que fazem referência ao cheiro dela mas pessoalmente não me cheira a nada, ao contrário de quase todos os produtos da marca que têm um cheiro muito característicos.

A minha pele é normal (no Verão) a seca (no Inverno) e sensível. Este Inverno em particular andou bastante seca e a descamar junto ao nariz, ainda assim, com o uso dos produtos errados rapidamente se revela oleosa na zona T e tenho poros visíveis no nariz.

No dia-a-dia tenho preferência por bases mais aquosas, que uniformizem e iluminem a pele com um efeito natural (o que algumas pessoas facilmente comparam a um BB cream).

Esta base tem uma textura média, não é demasiado líquida e espalha-se muito facilmente no rosto, tanto com as mãos como com um pincel (regra geral uso sempre um pincel) mas é preciso ser bem esbatida porque tem tendência a acumular em certas zonas. 

Ela tem uma cobertura média, uniformiza e ilumina mas não cobre as imperfeições mais pronunciadas. É uma base que não permite a aplicação em camadas, se tentarmos conseguir este efeito ela começa a acumular-se em determinadas áreas do rosto (é difícil explicar mas começa a formar manchas localizadas). Tem um acabamento luminoso e ajuda a disfarçar ligeiramente os poros. O que gosto nela é que fica um efeito natural, é leve, muito confortável na pele e aguenta-se bem um dia inteiro (na minha pele) sem vestígios de oleosidade. O único senão é que transfere um pouco nas primeiras horas (detesto ficar com o telemóvel cheio de base...).

 - E só por curiosidade... Não, não me cresceu o cabelo apenas tinha preparado as imagens antes de o cortar! -




quarta-feira, 25 de março de 2015

Bubblegum


Se há um mal que me assola o ano todo é que ando frequentemente com os lábios secos e, além de ser incomodativo, não há nada pior que passar um batom nuns lábios secos e com a pele a fugir por onde pode.

Quando os sentia mais ressequidos e com a pele levantada aqui e ali, esfoliava com algo que toda a gente tem em casa. Misturar num potinho mel com açúcar é remédio santo, não há nada mais económico, eficiente e saboroso (para quem gostar de mel). Enquanto o mel é hidratante e segura o açúcar, este por sua vez ajuda a eliminar a pele seca dos lábios.




Agora vejámos, mesmo sabendo que possivelmente um produto não nos irá fazer muito falta, se toda a gente e mais alguma fala dele há um dia que acabamos por ceder e cair em tentação! Depois de tanto ler sobre o Bubblegum da LUSH, a curiosidade foi mais forte que eu e encomendei-o!

O Bubblegum é um esfoliante de lábios açucarado e cheira ao gel de banho Snow Fairy. Para quem não sabe, o Snow Fairy cheira a um misto de gomas com pêras docinhas (é a melhor forma que tenho de o descrever no meu imaginário). 

Na verdade o Bubblegum não tem muita ciência, não é nada mais do que açúcar, óleo de jojoba, corante e aroma, por isso podem lambê-lo e engoli-lo no fim! É um tanto ou quanto estranho poder engolir algo que me cheira ao gel de banho que uso diariamente. Ele sabe bem, é um facto, é docinho, ainda assim, posso dizer que não faço questão de o lamber e retiro a maior parte com água. A primeira vez que o engoli fiquei mal disposta a tarde toda (mas aqui a pessoa também não é muito tolerante a produtos com corantes)!

O produto não é muito fácil de retirar do pote, enfio o dedo e ele cai por todos os lados! Este potinho de 25g custa 7,25€, não é barato para um pote de açúcar mas dura bastante tempo! 

Se é algo que faça maravilhas e seja insubstituível? Não é, é apenas um daqueles produtos que uma pessoa compra por puro prazer e neste caso, por gulodice! Entretanto também já experimentei o Mint Julips, um esfoliante igual mas com sabor a chocolate e menta e faz muito mais o meu género!!!


LUSH Páscoa


O coelho da Páscoa já passou cá por casa e deixou uma caixa cheia de coisas da LUSH! Se ainda não espreitaram as coisas de edição limitada da Páscoa, passem por uma loja ou pelo site a espreitar porque têm coisas muito giras!

Além dos que vos vou mostrar existe um ovo muito engraçado que é uma bomba de banho e o partirem no interior encontrar um coelho ou um pintainho, é o The Immaculate Eggception (7,95€) e existe em amarelo e cor-de-rosa, outra opção de bomba é o Fluffy Egg  (3,95€) com o cheiro doce do gel de banho Snow Fairy. Há ainda o sabonete Carrot (5,95€), que partilha o cheiro com as cenourinhas que vos vou mostrar e é possivelmente o meu cheiro predilecto da LUSH de todos os que experimentei, é o tipo de produto que me apetece "snifar" até ficar com dores de cabeça!




Comecemos pelo Pot O'gold, uma gelatina de banho com purpurinas, sobre a qual estava muito curiosa porque já experimentei outras duas da marca e acho excepcionais, é engraçado e muito agradável passar a gelatina pelo corpo, ao invés de um sabonete duro! Contém sumo de ananás, absoluto de baunilha, resina de mirra, óleo de laranja doce e extracto de gardénia. Era suposto ser o pote de ouro no fundo de arco-íris, com uma fragrância semelhante à loção de corpo Creme Anglaise (eu não conheço), para mim revelou-se demasiado doce! Ainda não a experimentei e tenho esperança que a água atenue o cheiro mas é uma espécie de  cheiro caramelo bastante intenso! Quase todos os produtos da LUSH que contêm mirra, o cheiro não me atrai...
100g - 4,95€ ou 200g - 9,95€



Em segundo lugar o Somewhere Over the Rainbow, como dizia a música, para combinar com o pote de ouro! Este sabonete varia em cor, consoante a forma como é partido, o meu é rosa e azul e cheio de purpurinas, que felizmente não aderem ao corpo. O seu cheiro é uma mistura de tangerina, néroli e rosas. Consigo definitvamente encontrar o cheiro a rosas nele mas, tal como o anterior, não é um aroma com que me identifique particularmente!
100g - 5,95€


O meu preferido do "cabaz", Bunch of Carrots, uma espuma de banho com o mesmo cheiro do Carrot Soap! Estas cenouras deliciosamente perfumadas são das coisas mais engraçadas que a LUSH tem, não há ninguém a quem as mostre que não esboce um sorriso e me pergunte o que são! Basta partilas e atirá-las para dentro dum banho de imersão ou agitá-las na água até terem a espuma que desejem e deixar secar o restante e voltar a utilizar num próximo banho! Com óleo de buchu, limão e bergamota é a par do Carrot soap o meu produto preferido desta edição de Páscoa!
150g - 8,95€


Hoppity Poppity, porque não podia faltar o coelhinho da Páscoa! Cm absoluto de Violeta, óleo de lima e óleo de lavanda. Falaram em Violeta? Falaram comigo!! Este coelhinho para banhos de imersão efervescente tem um cheirinho ligeiramente doce, algo herbal mas muito suave e reconfortante. Promete ter um centro cor-de-rosa, com guloseimas efervescentes revestidas com purpurinas verdes e que fazem estalidos.... Ainda não o usei! Veremos...
90g - 4,95€


Por último, o Golden Egg, um ovo dourado, coberto de purpurinas, daquelas chatas e teimosas que se colam a todo o lado! Também ele com um cheiro doce como o Pot O'Gold mas ligeiramente menos intenso. É uma bomba de banho revestida por uma manteiga, ou seja, um dois em um, um banho de espuma hidratante! Com manteiga de cacau orgânica, óleo de laranja doce , óleo de bergamota  e azeite extra virgem, podem consumi-lo à vontade que é livre de calorias! Se procuram hidratar a pele no banho, podem apostar nas manteigas de banho da LUSH!
115G - 4,95€


terça-feira, 24 de março de 2015

Hidratante de Banho Frutas vermelhas e Avelã


Se há produto que veio revolucionar a minha rotina foram os hidratante de banho, que substituem os óleos sem deixar aquela sensação demasiado gordurosa na pele ao sair do banho. Já falei deles mais do que uma vez aqui no blog e já há algum tempo que uso os da nativa SPA de Monoï e Argão e o de Ameixa e gosto bastante dos dois, um com um cheiro mais fresco e relaxante e o de Ameixa é frutado e doce.

No final do ano passado surgiu no Boticário um novo hidratante de banho, da linha Cuide-se Bem, a linha mais em conta da marca.




O hidratante de Frutas Vermelhas e Avelã prometia entrar para a família dos meus hidratantes preferidos mas, infelizmente, não consegui gostar dele!

Para começar basta olhar para o rótulo dos ingredientes, encabeçado por ingredientes como, parafina liquída, petrolatum, silicone, manteiga de karité, glicerina, álcool e perfume.   São poucas as coisas boas que aqui se encontram mas, ainda que ignorasse isso, o cheiro dele não me agrada e confesso que foi isso que me fez ler mais atentamente o rótulo. O cheiro dele não me lembra nem frutos vermelhos, nem avelãs nem coisa que o valha! O cheiro deste hidratante remete-me para o cheiro de produtos sintéticos, algo como plástico. E quando uma pessoa embirra com um cheiro não há nada pior...

Este hidratante, com 200ml custa 9,99€, é ligeiramente mais barato do que os outros dois mas continuo a preferi-los! Mas não se deixem enganar porque, pelo menos o de ameixa tem todos estes ingredientes que referi e gosto do resultado que deixa na pele e principalmente do cheiro dele, dá-me algum prazer quando aplico, o que não acontece com este! Quanto ao de Monoi e Argão não posso pronunciar-me porque acabou e deitei a embalagem fora mas são seguramente dois produtos que irei voltar a comprar!





segunda-feira, 23 de março de 2015

Floratta Forever Love


No dia dos namorados, como já é habitual em todas as datas comemorativas, O Boticário lançou dois perfumes para marca a data, um feminino e um masculino.

Por entre os muitos florattas da marca, aparece o forever love, com um frasco muito bonito e com uma fragrância que me agradou. É um perfume floral, ligeiramente frutado e um nadinha amadeirado, que o aquece e confere a "personalidade" que gosto de encontrar num perfume. Por norma detesto perfumes unicamente florais.




É difícil descrever um perfume, pelo que me custa até a fazer este tipo de publicações. O perfume é algo muito pessoal. A fragrância do floratta forever love, combina na perfeição com a Primavera, nem demasiado fresco nem demasiado doce. Apesar de gostar bastante dele, tenho a apontar que a durabilidade dele é bastante fraquinha! Nos seus generosos 100ml custa 27,99€. 

Com a mesma fragrância podem ainda encontrar um óleo de corpo.

Família Olfactiva: Floral Verde Gourmand
Saída: Acorde fresco cítrico (bergamota, mandarina, toranja), cássis
Corpo: Fresia, jasmim, flor de laranjeira, muguet, damasco
Fundo: Sândalo, cedro, âmbar, musk

Dos perfumes floratta, ando há imenso tempo a querer ter o floratta in gold!




domingo, 22 de março de 2015

Evento Caudalíe e Novidade Polyphenol C15





Recentemente a Caudalíe organizou um evento na Farmácia Ferreira da Silva, no Norteshopping, com o intuito de mostrar a novidade da linha Polyphenol C15.

Esta é uma linha de produtos que promete ser um escudo antioxidante para a pele no dia-a-dia, com um efeito anti-rugas.  Esta linha contava com um sérum, fluído hidratante, creme de olhos e lábios e  um óleo de noite détox. Os produtos de dia (sérum e fluído), com polifenóis + vitamina C, contêm ainda filtros solares UVA e UVB e são enriquecidos com ácido hialurónico (lá para o final da lista de ingredientes), sendo que a marca promete um efeito de preenchimento (sem esquecer que tanto o creme de dia como o serúm contêm silicones).

A linha conta  com uma fragrância cítrica, leve e fresca.

Este ano, aos produtos existentes foi adicionado, finalmente, um creme anti-rugas destinado a peles secas! No Verão passado, o fluído anti-rugas foi um dos cremes de dia que mais usei, conta com um SPF20, é leve e tem um cheiro fresco. Durante o Inverno suspendi o seu uso porque não me conferia a hidratação necessária. Esta nova versão, conta com mais ingredientes hidratantes e menos silicones. Não faço ideia como se irá comportar na pele e se, por sua vez, o conseguirei usar durante o Verão ou se ficará em stand-by. De qualquer das formas, já tenho um para experimentar e posso adiantar que em textura é muito semelhante ao fluído.

Posso também não desvendar porque já se anda a falar nisso mas alertar para o facto de que em Abril serão lançadas ainda quatro novas máscaras de rosto, ainda não percebi se são efectivamente as quatro novidade ou se algumas serão apresentadas apenas com uma nova imagem.

Quanto ao evento, contou com bastante simpatia e um catering muito agradável. Infelizmente não me pareceu que a quantidade de pessoas e/ou o local fosse o mais adequado. À hora marcada estávamos poucas pessoas presentes e fomos experimentando o serviço de mini-faciais disponível. Pensei desde logo que seria um grupinho algo restrito, no entanto, depressa me apercebi que - à boa maneira portuguesa - estavam apenas quase todas atrasadas e o pequeno espaço ficou rapidamente lotado o que perturbava inclusivé os clientes de circularem na loja, verem os expositores e chegarem-se aos balcões de atendimento.